

Padre João e o Presidente do Orfeon, Nuno Sequeira, nos agradecimentos finais do espectáculo.
Depois disso, várias foram as apresentações,
..há quanto tempo não sopra o pó e abre aquela caixa de cartão cheia de fotografias? ..não tira da prateleira e folheia o álbum daquela digressão? ..não espreita os ficheiros de imagens daquela saída para mais uma cantoria? Porque não "rever" velhos amigos da vida académica Coimbrã?
Padre João e o Presidente do Orfeon, Nuno Sequeira, nos agradecimentos finais do espectáculo.
Já lá vão quase 60 anos!
O Orfeon era masculino, a viagem foi de barco e durou 3 meses,...
o espírito Orfeónico, o que ainda hoje existe!
«(...) A propósito, é oportuno recordar uma história que nos foi relatada com graça nos escritórios da Companhia Colonial de Navegação. Como sempre, a presença da Academia de Coimbra lançou o pânico nos estremosos corações maternais.
O caso passou-se antes da nossa chegada.
Uma respeitável senhora, mãe carinhosa duma donzela igualmente respeitável, recém-casada por procuração com certo cavalheiro colonial e que preparava alvoraçada a sua viagem no "João Belo", que a transportaria aos braços amados - também por procuração das maternais considerações económicas - entrou nos escritórios da Companhia com um ar de irremediável fatalidade. Ao saber que no mesmo barco viajava o Orfeão Académico, o coração da pobre senhora perdeu o compasso numa angustiosa aflição. Talvez que ela tivesse, perdida na sombra do seu passado distante, uma história de amor que não contou ao marido. E a pobre senhora anteviu uma autêntica abordagem de piratas do amor ao coração naturalmente sugestionável da pobre menina. Daí aquela corrida ao Escritório a pedir por todos os santos que lhe arranjassem passagem noutro barco e salvassem a bela noiva do ultraje de uma viagem em companhia de tão perigosa "cambada". E a Companhia, sempre solicita, salvou "in extremis" a honra da bela dama, concedendo-lhe passagem no Colonial.
Deviam ser bem arrojados esses estudantes de mil e novecentos...(...)» (in pág 31)